sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Projeto concorre ao Prêmio ANU 2010

A Rádio Margarida concorre com o Projeto Novas Práticas Educativas em defesa da criança e do adolescente, ao Prêmio ANU 2010, da Central Única das Favelas (CUFA). O prêmio tem como principal objetivo chamar a atenção da sociedade para os projetos socioculturais que impactaram positivamente as comunidades populares durante o ano de 2010.
O Prêmio Anu vem para valorizar e reconhecer publicamente iniciativas desenvolvidas em favelas e demais espaços em desvantagens sociais, gerando bem comum para a população, auto-estima das comunidades, trabalho, renda, qualidade de vida e equilíbrio social.
O projeto, que teve inicio em 8 de novembro e tem parceria com a Secretária de Educação (SEDUC-PA), consiste em oficinas que abordam temas como cidadania e drogas.  As oficinas são dividida entre temáticas e Tecnológicas, que envolvem práticas de fotografia.
Em três localidades da capital e região metropolitana, o projeto abrange o bairro da Terra Firme, o distrito de Icoaraci e o município de Ananindeua. Na Terra Firme estão sendo trabalhadas duas escolas. A escola Mário Barbosa e a Escola Brigadeiro Fontenelli, em cada uma as oficinas tem previsão de seis semanas, nas quais serão produzidos matérias de acordo com as oficinas de áudio, vídeo e fotografia, isso baseado na experiência que foi adquirida nas discussões sobre cidadania e drogas.

Para votar, basta clicar no link:
 Escolha a opção:
Nome do Projeto: Rádio, Vídeo e Fotografia
Instituição: Instituição Centro Cultural Artístico Belém Amazônia

A votação só será validada após selecionar o projeto e votar no final da página.



quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Convite

Amanhã, quinta-feira, 16, a mostra com os produtos das oficinas de áudio, vídeo e fotografia - radionovela, minicurta e fotovaral - será às 15h, na Escola Brigadeira Fontenelle (Rua São Domingos, 511, Terra Firme).
Esperamos vocês lá!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Happy End

O grande dia chegou: 10 de dezembro foi a data de conclusão do projeto Novas Práticas Educativas: em defesa da criança e do adolescente, com suas primeiras turmas, formadas pelos alunos das escolas Mário Barbosa e Brigadeiro Fontenelle. No dia, os jovens se reuniram na Escola Mário Barbosa para a mostra dos produtos de fotografia, áudio e vídeo, que eles mesmos produziram ao longo das oficinas. Produtos como rádionovelas, foto varal e um curta-metragem. Além disso, os alunos expuseram cartazes sobre drogas (lícitas e ilícitas) e cidadania escolar, temas abordados durante a oficina temática. Na quinta-feira, 16 de dezembro, é a vez da escola Brigadeiro Fontenelle receber a programação de encerramento e a mostra dos produtos produzidos pelas primeiras turmas do projeto.   
Os alunos da oficina de vídeo aprenderam, além de como fazer um roteiro, várias técnicas de filmagem e edição de vídeo, adquirindo conhecimento de todas as etapas de uma produção áudio-visual: a pré-produção, a produção e a pós-produção. Além disso, ao final, o resultado foi um curta roteirizado, gravado e editado pelos próprios alunos, que ainda entraram em cena para atuarem na produção.
A turminha de áudio aprendeu noções básicas sobre roteiro. O resultado foi a produção de uma rádionovela e um programa de rádio, ambos sobre drogas. Técnicas e efeitos para edição de áudios foram repassados a garotada.  Eles foram também convidados a usar o estúdio da Rádio Margarida para suas gravações, além de conhecer a estrutural real de um estúdio de rádio.
Os alunos fotografia tiveram a oportunidade de fotografar manuseando adequadamente os equipamentos, acessórios e materiais necessários para a produção de imagem digital observando as diferenças de luminosidade. Diversos registros fotográficos utilizando princípios de composição de imagem, fotometria e luz e edição de imagens.
O que levamos de saldo é a alegria e o aprendizado desses jovens. De termos interferido de forma positiva para o enriquecimento educacional e, assim, mostrarmos a eles um leque de novas oportunidades para seus futuros.

Parabéns galera!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Diga xis!


A turma de fotografia montou um estúdio fotográfico na escola Mario Barbosa, no dia 2 de Dezembro. Toda as técnicas estudadas durante a oficina estão sendo postas em prática. A idéia é fazer com que os alunos se sintam realizando uma sessão fotografia usando os próprios alunos da oficina como modelos para ser o objeto fotografado.
Outro ponto importante é que eles estão aprendendo também, como dirigir o objeto fotografado(modelos). Parabéns turminha.





Dia de lazer



No dia 30 de Novembro a galerinha das turmas de fotografia e áudio fez uma visita aos complexos Ver-o-Rio e Feliz Lusitânia. A idéia era conhecer mais sobre os pontos turísticos de Belém e ter a oportunidade de apreciar obras da Arte Moderna Paraense, a exemplo da mostra “O percurso do olhar”, do fotógrafo Luiz Braga que está em exposição no Museu de Arte da Casa das Onze Janelas. 
A exposição reúne fotografias da série “Verde-noite, 11 raios na estrada nova, fotografia, nigthvision”, criada em 2009 com financiamento do Prêmio de Artes Plásticas Marcantônio Vilaça, da Funarte, que visa a criação de trabalhos inéditos para a composição de acervos de museus brasileiros. Integram a mostra obras também doadas pelo fotógrafo com o objetivo de compor um acervo permanente de seu trabalho em sua terra natal.