quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dia de festa: Novas Práticas recebe Anu 2010


Amanda Engelke
A noite de segunda-feira, 7, foi dia de premiar os melhores projetos sociais de 2010. E dia da Rádio Margarida, através do projeto Novas Práticas Educativas: em defesa da criança e do adolescente, executado com apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), receber o prêmio “Anu”, por ser eleito o melhor projeto social, em nível estadual do último ano.
O palco escolhido para a festa dos contemplados pela Central Única das Favelas (CUFA) foi o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde a coordenadora geral do projeto e diretora da Rádio Margarida, Carmem Chaves, recebeu o troféu.
Para a entrega foram chamadas cinco instituições ao palco, quando foi apresentado um pequeno vídeo dos projetos. Logo depois os representantes puderam fazer seus agradecimentos. “Nesse momento, disse que somos muitos gratos a CUFA pela oportunidade e pela visibilidade que prêmio nos proporcionou e proporciona, não só enquanto projeto, mas quanto a Rádio Margarida”, lembra.
Durante a cerimônia, o representante do projeto “A Casa do Bem”, que ganhou o prêmio pelo Rio Grande do Norte, Flávio Rezende, quebrou o protocolo e fez um pedido ao apresentador Luciano Huck, que apresentava o prêmio. “Ele pediu para que o Luciano fizesse uma matéria com as 27 instituições ganhadoras do prêmio. E ele prometeu que faria. Já pensou? Se isso acontecer será muito bom”, comenta.
Quanto à importância prêmio, Carmen conta que o reconhecimento veio em boa hora: da articulação e mobilização nas próximas escolas. “O prêmio não mudará o rumo do projeto e seguiremos no caminho que já trilhamos desde o início. Os compromissos e a responsabilidades são os mesmos. Seguimos agregando valores e o prêmio agrega reconhecimento e visibilidade institucional”, completa.
Os grandes vencedores da noite foram a Trupe de Teatro do Afro Reggae do Rio de Janeiro, com o Espetáculo Urucubaca, e o Programa Um Milhão de Cisternas, do Movimento de Organização Comunitária da Bahia. Eles levaram o troféu mais esperado, o Anu Preto. “

Em andamento
O projeto agora está em fase de articulação nos próximos bairros em que irá atuar e espera o início do ano letivo nas escolas da Região Metropolitana de Belém para fechar com os diretores. É o caso da Escola Palmira Gabriel, na Augusto Montenegro, que acerta os últimos detalhe para receber o projeto ainda no primeiro semestre desse ano.
Enquanto isso, outro passo já está sendo dado: o da sustentabilidade na escola Mário Barbosa, na Terra Firme. A escola recebeu o projeto no final ano passado, quando foram formadas as primeiras turmas do Novas Práticas com alunos do Mário Barbosa e do Brigadeiro Fontenelle (também do bairro).
Agora o objetivo é garantir o equipamento para que os alunos possam dar continuidade ao projeto, multiplicando o conhecimento adquirido nas aulas com outros colegas da escola.     

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Fanzines

Fanzines são publicações alternativas e independentes feitas geralmente em folha de papel A4. Se utilizam de colagens, desenhos feitos à mão e de muita criatividade para criar o formato desejado. É comum possuírem uma aparência poluída. No início da criação dos fanzines eram tratados assuntos como ficção científica e na década de 70 falava-se de bandas do cenário punk. Depois evoluíram para assuntos como política, literatura, sexualidade, quadrinhos, poesias, jornalismo investigativo, e o que mais puder ser expresso em uma folha de papel. Aliás, essa liberdade de escolha de temas e a forma como os mesmos são tratados é uma das várias características que diferem um fanzine de uma publicação normal.

Agora que você já sabe um pouco sobre os fanzines...O nosso projeto apresenta uma coletânea de fanzines, produzidos pelos alunos da escola Mario Barbosa e Brigadeiro Fontenelle, durante as oficinas temáticas. Os fanzines abordam temas como educação, drogas, cidadania, e entre outras coisas. Boa leitura!

Fanzine: Aprenda com as diferenças


Fanzine: Abra as portas da sua mente



Fanzine: Hoje é dia de brincar e não de fumar



Fanzine: Conflito com drogas: maneiras de ocupar o tempo


Fanzine: A droga não compensa


Fanzine: Cidadania e deveres


Fanzine: A cidadania na escola


Fanzine: Alegria


Fanzine: Educar

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Rádionovela - Drogas


A rádio novela conta a história de um garoto que entra no mundo das drogas. Esse foi o produto dos alunos da oficina de áudio da escola mario barbosa e Brigadeiro Fontenelle

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011