quarta-feira, 1 de junho de 2011

Projeto conclui atividades em mais uma escola

 

No período de 18 de abril a 13 de maio, o Projeto “Novas Práticas: em defesa da criança e do adolescente”, em parceria com a SEDUC, contemplou a Escola Palmira Gabriel com oficinas sobre violência sexual e drogas, além de oficinas de áudio, vídeo e fotografia. A proposta do projeto é contribuir para o enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente, dentro e fora das escolas.

O projeto trabalhou com produção e difusão de novas práticas educativas e comunicação interativa com base em tecnologias sociais de áudio (rádio-jornalismo, vinhetas e radionovelas), vídeos (documentário) e fotografia (fotonovela), contando com a participação direta dos alunos. No total foram 38 alunos capacitados.

Oficinas Temáticas
Nas oficinas temáticas, cujos temas foram drogas e violência sexual, os alunos desenvolveram como produtos finais: paródias, o que estimulou bastante a criatividade, a imaginação e a sensibilidade musical; cartazes informativos como estratégia de sensibilização e troca de conhecimentos; e, peças teatrais sobre a temática violência sexual..

Oficina de vídeo
Na oficina de vídeo os alunos aprenderam sobre: como fazer um roteiro; planos e enquadramentos de filmagem; produção; direção e edição de vídeo. O resultado de tudo isso, foi um documentário sobre drogas. A aluna Tainá do Rosário fala sobre as experiências com a oficina “Foi muito bom ter participado da oficina, de aprender a forma curiosa de como um filme é feito, fiquei encantada”..

Oficina de áudio
Nesta oficina foram trabalhadas noções de roteiro, produção, gravação e edição de um programa de rádio. O produto final foi um programa de rádio, produzido pelos próprios alunos,  que abordou drogas e violência sexual.


Oficina de fotografia
Enquadramentos, ângulos, luz e manipulação de imagens foram o que os alunos aprenderam na oficina. Como produto final os alunos desenvolveram uma fotonovela sobre temática de drogas.